Mater Fidei

Historial do Grupo

"A 1 de novembro de 2010, Solenidade de Todos os Santos e Santas de Deus, foram dados os primeiros passos de um coro, dirigido por Diogo Couceiro Roda, que pretendia preparar a chegada da Veneranda Imagem de Nossa Senhora da Nazaré à Paróquia de Santo Isidoro. Nessa altura, cerca de sessenta e cinco pessoas prepararam-se com empenho e dedicação para, na chegada do Círio da Prata Grande e durante as celebrações desse ano, cantar e louvar a Deus e a Nossa Senhora.

Findo este projeto, que tanto enriqueceu espiritualmente quem nele trabalhou, com uma proposta de continuidade e crescimento, nasceu um novo coro, também polifónico, de carácter sacro, com novos desafios e novas metas. Foi assim que, em 2012, das cinzas daquele Grupo Coral inicial, movido pelo mesmo Senhor, no ano da Fé que a Igreja então vivia, surgiu um novo Coro, tomando como seu o nome da mesma Mãe que o viu nascer: Mater Fidei (Mãe da Fé). Nos anos que se seguiram, o Coro cresceu numa nova lógica, mais enveredando pelos caminhos da música sacra e da polifonia clássica, numa vertente mais de concerto, esforçando-se sempre por nunca perder a lógica litúrgica, de que era originário.

Envolvidos neste este espírito, depois de um trabalho de repertório mais exigente e desafiante, indo desde obras longas à musica antiga portuguesa, e depois da participação em diversos encontros de coros na nossa Diocese e, até, fora dela, o Coro preparou-se e tomou parte no seu primeiro Festival Internacional de Música Sacra, apresentando-se em Roma, em Julho de 2015, onde conquistou o Diploma de Prata na categoria em que participou.

Em outubro de 2016, o Coro Mater Fidei passou a ser dirigido por Margarida Silva Mendes e desde então apresentou-se variadíssimas vezes, em concertos e celebrações dentro e fora do concelho.

É sempre com o mesmo olhar e o mesmo Amor, em Deus e em Sua Mãe, que cada elemento se dedica a Mais rezar e a Mais longe chegar, por meio da música, superando desafios e superando-se.

Cânticos S. João de Latrão

ANO A

Dedicação da Basílica de São João de Latrão
“Todo o ser vivo que se move na água onde chegar esta torrente terá