IGREJA

Arquitectura religiosa, manuelina, maneirista e barroca. Igreja paroquial de características rurais, integrada no conjunto de edifícios religiosos de pequenas dimensões da denominada região saloia, com exterior de linhas simples provido de galilé fechada; nave única coberta com abóbada de berço pintada, revestimento com azulejos setecerntistas de tipo tapete e painéis de temática hagiográfica; arco triunfal manuelino esculpido com elementos torsos e caules ondulantes com flores de aboboreira.

sANTO ISIDORO

Nasceu em Sevilha, em 560. Santo Isidoro era irmão de São Leandro, de São Fulgêncio e de Santa Florentina. Foi educado pelo seu irmão São Leandro, bispo de Sevilha. No ano de 600, sucedeu-o no governo da diocese. Em 619, reuniu e presidiu o II Sínodo Sevilhano e, em 633 presidiu ao IV Concílio de Toledo.
Bispo influente e popular, foi considerado um dos homens mais ativos e empenhados nos problemas do seu tempo. Organizou a vida da Igreja; criou seminários e zelou pela formação dos futuros sacerdotes. Unificou a liturgia e regulamentou a vida monástica. O seu grande mérito consistiu em salvar a cultura antiga. Era chamado de doutor insigne do nosso século, novíssimo ornamento da Igreja Católica, o último no tempo, mas não na doutrina, o homem mais sábio dos últimos séculos, cujo nome deve ser pronunciado com reverência. É chamado também o último Padre da Igreja do Ocidente. A sua obra "Etimologias", composta por 20 volumes, é uma síntese de todo o saber antigo e do seu tempo. Para além destas obras, escreveu também diversos tratados de moral, comentários exegéticos, etc.

Celebramos a festa em honra de Santo Isidoro, no segundo domingo da Páscoa.

cRONOLOGIA

Séc. 16 - edificação do primitivo edifício, do qual restam apenas alguns vestígios como o arco triunfal e a pia de água benta; 1616 - reedificação do corpo da igreja; 1671 - campanha decorativa com aplicação de revestimento de azulejos de padrão e figurativos da nave e colocação de altares de talha; 1722 - realização do armário da Sacristia; 1732 - construção da porta principal; 1738 - colocação do relógio de sol; 1781 - registo da vinda do visitador do arcebispado; Séc. 18, final - campanha decorativa responsável pelos estuques marmoreados.