Como se confessar

A preparação

O Exame de Consciência

Se tem dez minutos para se preparar para a confissão, passe sete desses dez a olhar para Jesus. Depois, à luz do Seu amor, recorde-se dos pecados e dos maus hábitos que mancham a sua vida. Mais à frente neste guia, estão sugestões para o ajudar a fazer o Exame de Consciência. Este exame deve evitar dois tipos de excesso:

- uma consciência diminuída, que perdeu, pelo menos parcialmente, o sentido do pecado ou – pior – que dissimula os pecados graves; a consciência deve ser fina e delicada, rejeitando o pecado que ofende a bondade de Deus para connosco.

- uma consciência com demasiados escrúpulos, que se perde no detalhe dos pecados, por vezes imaginários.

A Contrição

É o sofrimento do coração que se arrepende do seu pecado e chora o seu mal, não por medo do castigo, mas pela dor de ter ferido o amor do Pai.

Sem contrição sincera, não pode ser dado o perdão, uma vez que o orgulho do homem constitui obstáculo à misericórdia de Deus.

Celebrar o sacramento

Começar pelo sinal da cruz recorda-me que Jesus já me purificou aquando do baptismo. É aconselhável explicitar, pelo menos de maneira aproximativa, a data da última confissão e apresentar-se suma-riamente: situação familiar, eventualmente a profissão etc…

 

Confissão das Faltas

Deve ser precisa, sincera e completa. Confessamos acções concretas e não apenas tendências gerais.

No que diz respeito a pecados graves – actos plena-mente conscientes e voluntários que violam a Lei de Deus – devem ser todos confessados.

Alguém que, por vergonha ou por medo, esconda uma falta ou tente dissimular-lhe a gravidade, está a tentar, em vão, enganar a Deus.

Do sacerdote é exigido um segredo absoluto sobre tudo o que se passa ou é dito em confissão.

 

O Perdão dos Pecados

É expresso no momento em que o sacerdote, depois de ter escutado a confissão e dado alguns conselhos, faz o sinal da cruz, dizendo: “Eu te absolvo dos teus pecados, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.” 

 

Acto de Contrição

Meu Deus, porque sois infinitamente bom, eu Vos amo de todo o meu coração, pesa-me ter-Vos ofen-dido, e, com o auxílio da Vossa divina graça, propo-nho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender; peço e espero o perdão das minhas culpas pela vossa infinita misericórdia.

Ámen.

 

Depois do sacramento

 

O sacerdote dá uma penitência

Esta pode ser uma oração, um jejum, uma esmola, um sacrifício, um esforço… É uma maneira de pagar a dívida de amor que contraímos para com Deus ao pecar. Não devemos adiar o cumprimento da penitência, e é indispensável que esta seja cumprida para receber-mos todos os frutos do perdão.

É importante agradecermos a Deus os bens que recebemos da sua misericórdia.

 

A mudança de vida vem da

CONVERSÃO do Coração.

“De agora em diante, tomo, por amor a Deus, a firme resolução de evitar o pecado e de me manter tão afastado quanto possível das ocasiões de queda. Se me acontecer cair, tomarei de novo o caminho do perdão.”

VIAGENS  

 

Peregrinação Internacional de Acólitos

O Serviço Diocesano de Acólitos do Patriarcado de Lisboa está a organizar a participação dos acólitos da diocese na Peregrinação Internacional de Acólitos a Roma, de 28 de julho a 3 de agosto.
 
O preço inclui:
✅ Passagem aérea, com taxas, para o percurso:
- Ida: 28/07/2024 - Lisboa/Roma (Fiumicino) – 08h55/12h50
- Regresso: 03/08/2024 – Roma (Fiumicino)/Lisboa – 17h35/19h45
(ambas as viagens incluem 1 Mala de porão);
✅ Transfer em Roma para deslocação entre o aeroporto e o alojamento.
✅ Alojamento em Roma na Paróquia de San Gaetano (dormida em colchão e saco-cama).
✅ Pequeno-almoço (de 29 de Julho a 03 de Agosto).
✅ Bilhete para transportes públicos em Roma.
 
 
O preço não inclui:
❌ Refeições
❌ Despesas de caráter pessoal
❌ Bebidas
❌ Entradas em monumentos
Mais informações no formulário de inscrição.
 
ℹ️ As inscrições estão abertas até ao próximo dia 26 de fevereiro, através do seguinte link: https://forms.gle/1LEq7B7Qr8pmixzGA
 
______________________________________________________________

Santuários de França